Bombeiros de Pinhel: A brincar também se aprende…

0

No passado dia 28 de Outubro de 2012 a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Pinhelenses realizou o seu 106 aniversário. No desenrolar do aniversário, os Bombeiros Voluntários Pinhelenses tiveram atividades nos dias 26 e 27 com alunos do Agrupamento de Escolas de Pinhel e Concelho, sendo que, no dia 26 de Outubro pelas 20:00 houve a receção aos infantes e aos alunos indigitados pelo Agrupamento, de seguida, pelas 21:00 foi realizada a sessão de boas vindas onde se mostraram as instalações, viaturas e material. Nesta sessão de boas vindas foi entregue aos futuros bombeiros um Boné, um casaco nomex e um capacete para usarem nas atividades que iriam realizar, havendo pelas 01:45 programada uma atividade realizada por alguns bombeiros do corpo de Bombeiros de Pinhel.

No desenrolar dessa atividade realizada foram acordados os alunos que já se encontravam a dormir. Foi dado o alerta para o Quartel dos Bombeiros Voluntários Pinhelenses de um incêndio florestal que ocorrera na carreira de tiro onde os alunos se iriam deparar com um monte de lenha a arder e eles teriam de combater usando água com a respetiva vigilância dos Bombeiros, foi dado o alerta de seguida cada grupo dirigindo-se para as viaturas que estavam já destinadas para a atividade indo eles a caminho do local chegaram e montaram material para combate do fogo sendo este extinto pelos alunos para poderem ver a realidade dos Bombeiros, de seguida, de volta para o quartel foram todos descansar pois no dia seguinte as atividades continuariam.

No dia 27 de Outubro foi realizado uma pista de obstáculos onde iriam contornar pinos passar debaixo de umas redes e saltar obstáculos no final teriam de agarrar num objeto posto no final do curso e eles teriam de agarrar num deles e fazer de novo o percurso para trás, para dar o exemplo foi efetuado o percurso pelos Bombeiros que realizaram as atividades para demonstração. Outro percurso que teriam de fazer envolvia macas que teriam de transportar um doente de um lado para o outro tudo a força de braços.

Durante o dia 26 e 27 houve muita diversão e conhecimento entre os alunos e os Bombeiros. E vai um muito obrigado ao Comando que sempre se disponibilizou para ajudar e a Direção pelo lanche, pequeno-almoço e almoço realizado no Quartel. Ao Município de Pinhel pelas instalações e material cedido para as atividades. Um muito bem-haja por tudo. O grupo de Trabalho envolveria Adjunto de Comando Miguel Teixeira, Sub-Chefe Pedro Hermenegildo e Cristina Canotilho, Bombeiro de 2.º Davide Guerra, Daniel Alves, Frederico Sil, Bruno Santos,  Bombeiro de 3.º Gonçalo Santos, Bombeiro de 3º João Silva, Pedro Monteiro, Luís Castelo, António Claudino, Estagiários Tiago Saraiva, Paulo Ribeiro, Cadetes Marcelo Simão, Vítor Mata, sem a interajuda de todos os bombeiros nada disto era possível fazer.

Fotografias de: Pedro Monteiro e Marcelo Simão
Noticia de: Davide Guerra

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.