Bombeiros de Penela comemoram Dia Internacional da Mulher

0
Na foto estão apenas uma parte das nossas bombeiras, e aqui indicamos as restantes: Silvina Rodrigues, Fernanda Cancela, Dora Freire, Elisabete Santos, Manuela Correia, Helena Rodrigues, Rita Palaio, Sílvia Fernandes, Rita Luís, Barbara Baptista, Beatriz Cancela, Mariana Reis, Ana Brásio, Cristina Brásio e Ana Carvalho.

Na imagem estão apenas algumas das bombeiras de Penela, ficando aqui a referência das restantes: Silvina Rodrigues, Fernanda Cancela, Dora Freire, Elisabete Santos, Manuela Correia, Helena Rodrigues, Rita Palaio, Sílvia Fernandes, Rita Luís, Barbara Baptista, Beatriz Cancela, Mariana Reis, Ana Brásio, Cristina Brásio e Ana Carvalho.

A propósito do dia internacional da mulher, os bombeiros de Penela e naturalmente muitos corpos de bombeiros espalhados pelo país, têm agendado para o dia de hoje um jantar comemorativo.

Numa nota de impressa publicada no site dos bombeiros de Penela, mas mulheres daquele corpo de bombeiros mencionam que: “Actualmente, nós mulheres bombeiras em Penela sentimos que o nosso papel é valorizado, sem limitações e preconceitos. Contudo, nem sempre terá sido assim.”

Referindo-se a um arquivo de 1983 que lhes permitiu verificar que na época, para que as mulheres pudessem exercer funções nos Bombeiros, o comando dos Bombeiros de Penela teve que dirigir, ao Inspector Regional de Bombeiros do Centro, um requerimento a pedir autorização para a criação de um “Corpo auxiliar feminino”.

Sujeitas a um regulamento particular, com uma estrutura própria, restrita, o corpo auxiliar feminino dos bombeiros de Penela foi homologado após um requerimento do comandante da época.

Pode ser lida na mesma nota de impressa, que todos estes momento foram vivenciados pela Bombeira Fátima Lima, que ainda hoje faz parte da corporação e que tem sido “um exemplo de determinação e dedicação”, pode ser lida na mesma nota.

É a partir desta noticia que publicamos hoje, que o portal bombeiros.pt quer deixar aqui uma palavra de apreço a todas as mulheres bombeiras do país e do mundo.
Para elas, um Feliz Dia Internacional da Mulher.

 

About author

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.