Bombeiros de Mondim de Basto com regalias concedidas pelo Município

0

received_10208312263705491A Câmara de Mondim de Basto anunciou hoje um pacote de regalias sociais para os bombeiros, como descontos na fatura da água, nas taxas de construção ou escola de música, para incentivar o voluntariado no concelho.

“O objetivo é tentar valorizar sobretudo a atividade dos bombeiros voluntários para ajudar a atrair mais jovens para o voluntariado e para a corporação”, afirmou à agência Lusa o presidente da autarquia, Humberto Cerqueira.

O autarca referiu que os municípios de baixa densidade sofrem com o problema de falta de jovens e, ao mesmo tempo, é preciso prestar um maior apoio porque a população é cada vez mais idosa.

“A própria sociedade é mais exigente no que respeita ao socorro e os bombeiros, apesar de terem os meios materiais e os equipamentos, deparam-se com um problema, agravado nos últimos anos, e que tem a ver com a saída de jovens e com a emigração e a baixa taxa de natalidade. Isso cria um problema”, salientou o presidente.

O regulamento das regalias sociais foi aprovado hoje em reunião de câmara e deverá entrar em vigor até ao final do primeiro semestre deste ano.

Os bombeiros poderão usufruir de desconto de 30% na fatura mensal da água, saneamento e resíduos, redução no pagamento das taxas e construção, redução em 50% na mensalidade da escola municipal de música e ainda a atribuição de 30 senhas para a entrada na piscina municipal, por época balnear.

“Isto não resolve o problema mas dá um sinal da valorização da atividade e esperamos conseguir atrair mais jovens. É esse o nosso objetivo”, frisou Humberto Cerqueira.

O comandante dos bombeiros de Mondim de Basto, Luciano Reis, afirmou à Lusa que todos os “apoios são bem-vindos” e considerou que poderão servir de incentivo para ajudar a atrair mais voluntários.

A corporação possui cerca de 60 bombeiros.

FONTE: noticiasaominuto

Sobre o autor

Pedro Fonseca

Pedro Fonseca

É natural e residente em Gouveia, a sua vida profissional está ligada nestes últimos 17 anos à área de consultadoria em seguros. Em 2013 foi fundador da empresa LICATEL - Soluções em Telecomunicações onde é sócio/gerente. Desde tenra idade ingressou nas camadas jovens dos Bombeiros de Gouveia tendo permanecido alguns anos nos quadros, ultimamente passou pela Direcção da referida Instituição dinamizando a área de comunicação e imagem. Frequentou a licenciatura em Gestão de Marketing no IPAM de Aveiro. Passou por diversas Associações de Gouveia dando o seu contributo.