Bombeiros de Esposende estão melhor equipados

0
Foto: Correio do Minho

Foto: Correio do Minho

As corporações de Bombeiros de Esposende e Fão acabaram de receber das mãos do presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, os respectivos equipamentos de protecção individual.

Trata-se de material de protecção para combate a incêndios florestais, nomeadamente capacete, cógula (capuz de protecção florestal), fato de protecção individual (calça e dólmen), luvas e botas.
A aquisição resulta de um protocolo assinado entre a Comunidade Intermunicipal do Cávado, em concreto os seus seis municípios – Esposende, Amares, Barcelos, Braga, Vila Verde e Terras de Bouro – e as corporações de bombeiros deste território.

Em causa está um investimento de aproximadamente 186 500 euros, financiado a 85% por fundos comunitários, sendo a comparticipação nacional assegurada pela Autoridade Nacional de Protecção Civil e pelos municípios em partes iguais de 7,5 por cento.
No que se refere à corporação de Esposende, foram entregues 23 equipamentos completos, enquanto que Fão optou por receber equipamentos em número diferenciado, de acordo com as necessidades da corporação.

Na sessão de entrega estiveram presentes, além do presidente, o vereador da Protecção Civil da câmara municipal, Maranhão Peixoto, e os presidentes da direcção dos Bombeiros de Esposende e de Fão, Agostinho Teixeira e Artur Saraiva, bem como os respectivos comandantes, Juvenal Campos e Norberto Mota.

“Prestigiar os bombeiros é estar do vosso lado, dando-vos o apoio de que necessitam”, afirmou, na ocasião informal, o presidente da Câmara Municipal de Esposende, esclarecendo que só agora foi possível entregar os equipamentos devido à incapacidade da empresa fabricante em dar resposta ao elevado número de solicitações.

Benjamim Pereira destacou a importância destes equipamentos, que vêm dotar os bombeiros de melhores meios para combater os incêndios florestais, afirmando que “possuem agora melhores condições para nos ajudarem nessa nobre missão de protecção da floresta”.

Falando em nome de ambas as corporações, o presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários de Esposende, Agostinho Teixeira, destacou a simplicidade do acto e expressou palavras de congratulação e reconhecimento pela entrega do equipamento, “que nos vai permitir agir sem preocupações e constrangimentos nas actividades de combate aos fogos”.

O responável fez questão de agradecer esta importante ajuda para as corporações, manifestando total disponibilidade dos bombeiros para continuar a ajudar nas acções de protecção de pessoas e bens.

(Fonte: Correio do Minho)




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).