Bombeiros de Elvas lançaram projeto “Bombeiro Ombro Amigo”

0

bombeiros formaturaOs bombeiros de Elvas anunciaram o lançamento do projeto, designado “Bombeiro Ombro Amigo”, que visa melhorar a qualidade de vida dos idosos carenciados do concelho.

O presidente da direção dos bombeiros de Elvas, João Bugio, revelou que os soldados da paz no seu dia-a-dia são confrontados com inúmeros casos de “idosos isolados, sem qualquer apoio familiar, com dificuldades de acesso à saúde e vítimas de maus tratos”.

João Bugio disse que foi com a preocupação nestas situações que decidiram avançar com o projeto “Bombeiro Ombro Amigo”, considerando não ser admissível a existência de tantos casos deste tipo nos dias de hoje.

O projeto vai envolver dois médicos, que vão dar consultas gratuitas aos idosos, três enfermeiros, uma assistente social e mais 10 voluntários, que vão apoiar os mais velhos nas mais variadas tarefas.

O presidente da direção dos bombeiros de Elvas considerou “escasso” o número de pessoas envolvidas no projeto, tendo em conta que a população idosa do concelho ultrapassa as 800 pessoas.

O mesmo responsável acrescentou que o projeto não dispõe de recursos financeiros, nem materiais, próprios, sendo que a deslocação dos voluntários nas tarefas de apoio os idosos é feita as viaturas da corporação.

Numa primeira fase o “Bombeiro Ombro Amigo” vai ajudar 25 idosos em situação difícil, mas esse número deverá ser alargado muito em breve.

(Fonte: Rádio Portalegre)




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).