Bombeiros de Barcelinhos “orgulhosamente bairristas” ao fim de 100 anos de existência

0

Foto: BV Barcelinhos

Bombeiros Voluntários de Barcelinhos comemoram, esta quinta-feira, aniversário com o maior número de sempre de sócios.

Os Bombeiros de Barcelinhos cruzam gerações e a partilha de experiências é fundamental para o desenvolvimento da corporação, que completa, neste dia de São João, o seu 100.º aniversário. Rui Teixeira tem 22 anos e é o mais recente elemento e sonha atingir a maturidade profissional de Manuel Ribeiro, 64 anos, bombeiro há 47 e o mais antigo.

Rui entrou na corporação em novembro de 2020. Ainda em estágio, cumpriu o sonho de menino. “Gostava de ouvir as ambulâncias a passar à porta de casa e sempre quis ser bombeiro”, conta. Na corporação encontrou um “bom ambiente e pessoas maravilhosas”.

Manuel Ribeiro passou a maior parte da sua vida como bombeiro. É o atual segundo-comandante e, apesar de estar quase em idade de reforma, não deixará os bombeiros. “O meu futuro irá passar sempre por aqui, não vou deixar de frequentar esta casa”, salienta. Acompanhou a evolução da corporação e adaptou-se “aos novos tempos”.

Corporação bairrista

“Orgulhosamente bairrista”, a corporação quer continuar a “honrar os pergaminhos do passado”, mas com os olhos postos no futuro.

Hoje, as celebrações vão ser comedidas, devido à pandemia. Por isso, as comemorações vão prolongar-se ao longo do ano e a grande festa, “com a dignidade que a data merece”, será apenas no final. “Gostamos do que fazemos e que a sociedade reconheça o trabalho dos nossos bombeiros”, salienta José Costa, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Barcelinhos.

O trabalho conjunto entre a direção e o comando, que começou há cerca de dez anos, permitiu à corporação dar um salto na dimensão e na qualidade dos serviços prestados. De 3000, passaram para 30 mil sócios, tornando-se a corporação com maior número de associados. A corporação tem, atualmente, 125 bombeiros operacionais, uma fanfarra com 30 elementos e 23 estagiários.

Fonte: Jornal de Noticias

About author

Paulo Reis

É natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 25 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde apresentou o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Chefe. Foi responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem dos BV Esmoriz e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com. É o responsável do Departamento de Relações Públicas do portal Bombeiros.pt