Bombeiros de Baião formam a comunidade

0
(Foto: BV Baião)

(Foto: BV Baião)

Bombeiros Voluntários de Baião promoveram, no passado sábado dia 10 de Maio, a actividade “I Prevenir para Proteger – Fórum Local Sobre Incêndios Florestais”, onde, segundo nota enviada à redacção do Portal Bombeiros.pt, estiveram presentes “investigadores, especialistas e bombeiros” que “apresentaram em perspectiva a relação da população e a sua vulnerabilidade relativamente aos incêndios.”

Ainda segundo a organização, “este evento organizado pelo corpo de bombeiros voluntários local contou com a presença de cerca de 70 participantes oriundos de Baião e da região.”

Os objectivos da organização passaram pelo contacto da população com medidas de “auto protecção relativas a incêndios na interface urbano-florestal”, de forma a que a população possa tornar-se “mais resiliente”. Todos os participantes foram convidados a interagir com os elementos que compuseram o painel. Este foi moderado por Orlando Rodrigues, 2.º Comandante dos Bombeiros Voluntários de Baião.

Estiveram presentes oradores pertencentes a diversas entidades, como o “Corpo de Bombeiros Voluntários de Baião, a ADAI/Laboratório Especializado em Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra, CEGOT (Universidade do Porto), Associação de Produtores Florestais de Entre Douro e Tâmega e o Centro de Formação Especializada em Incêndios Florestais da Escola Nacional de Bombeiros”.

“Com esta iniciativa”, acrescenta a organização, “os Bombeiros Voluntários de Baião pretendem dar início a um ciclo de encontros com periodicidade anual destinados à população onde a problemática dos riscos e a especificidade regional sejam o mote.”

O Portal Bombeiros.pt saúda os Bombeiros de Baião por esta organização e colocar-se-á ao seu lado, caso seja esse o desejo, em acções futuras, uma vez que, como é referido no comunicado “a fraca cultura de segurança e a relação da população com os riscos naturais e tecnológicos são uma fragilidade da nossa sociedade” sendo “pertinente a realização de acções deste género, bem como o reforço da sua participação cívica.”

Entra na página do Facebook do Portal Bombeiros.pt (https://www.facebook.com/www.Bombeiros.pt), faz “Gosto” e conhece em primeira mão todas as notícias sobre os Bombeiros Portugueses!

 

About author

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).