Bombeiros de 12 corporações de Beja fazem testes serológicos

Mais de meio milhar de bombeiros de 12 corporações, cujos municípios integram a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), começaram esta sexta-feira a fazer testes serológicos de despistagem da covid-19.

Ao todo, são 550 operacionais do Corpo Ativo e de Comando de 12 das 15 corporações de bombeiros que serão sujeitos aos testes esta sexta-feira e no próximo domingo, numa ação de despistagem que decorre nas instalações da CIMBAL. As despesas com os testes são suportadas pelas 13 autarquias que integram a Comunidade, enquanto os Corpos de Bombeiros asseguram o transporte e despesas dos seus efetivos.

Os testes serológicos são efetuados por equipas do Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve -Algarve Biomedical Center (consórcio do Centro Hospitalar Universitário do Algarve e da Universidade do Algarve), que procedem à colheita de amostras de sangue.

Exceção para as corporações de Odemira e Vila Nova de Milfontes, que pertencem à Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) e de Moura, cujos testes foram feitos no âmbito de outra ação que decorre naquela cidade por iniciativa da Câmara Municipal local.

Fernando Romba, primeiro-secretário da CIMBAL, disse ao JN que se trata de “um teste que permite aferir se a pessoa teve contacto com o vírus e se ganhou imunidade ao mesmo”, acrescentando que do ponte de vista cientifico “permite estudar a imunidade de grupo, numa amostra significativa de pessoas, que são operacionais de primeira linha”.

Presente na ação, e também testado, esteve António Bota, presidente da Câmara de Almodôvar. “Era essencial que se tivesse feito mais cedo e de forma contínua. O trabalho de combate à doença no distrito é excelente de concelho a concelho, sendo que o papel da CIMBAL é crucial no encontrar de soluções”, defendeu.

No mesmo sentido, Jorge Santos, comandante do Bombeiros Voluntários de Mértola, sustentou que os testes “chegam com 2/3 meses de atraso. Deveríamos ter sido os primeiros. Vem tarde, mas numa altura crucial por causa do desconfinamento”.

Fonte: Jornal de Noticias

Paulo Reis

É natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 25 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde apresentou o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Chefe. Foi responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem dos BV Esmoriz e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com. É o responsável do Departamento de Relações Públicas do portal Bombeiros.pt