Bombeiros da Ribeira Grande certificam serviços

0

Quartel - Bombeiros da Ribeira GrandeA ideia, inédita nos Açores, surgiu em 2012 e já é dada como exemplo pelo Secretário Regional da Saúde, com a tutela da Proteção Civil, às outras corporações da Região.

A Associação de Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande já obteve certificação de vários serviços: transporte de doentes, socorros a náufragos, transporte de água, atendimento, emergências subaquáticas, serviço de fossas e até o transporte de autocarro. E está a agora a trabalhar na certificação dos restantes serviços: combate a incêndios, emergências médicas, salvamento em grande ângulo, formação. Pretendemos certificar todos os serviços que nós podemos fazer.

Como explica José Moniz, comandante dos Bombeiros da Ribeira Grande, começou-se por criar uma equipa que recebeu, através de uma empresa especialista na área, cerca de 280 horas de formação, pagas com verbas do Fundo Social Europeu.

No entanto, o processo de certificação (ISO9001) envolve todos: profissionais e voluntários. “É uma ferramenta que nos permite a qualquer momento avaliar para depois podermos trabalhar sobre o que não está a correr bem – temos auditorias internas e auditorias externas”.

(Fonte: Açoriano Oriental)

About author

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).