Bombeiros da Guarda vão usar drones no combate a incêndios

0

bombeiros guarda egidronesOs Bombeiros Voluntários da Guarda são o primeiro corpo de bombeiros do país a assumir e a projectar a utilização de drones no combate a incêndios florestais e na busca de desaparecidos através de uma parceria com o Grupo EGIdrones, uma empresa guardense que se dedica à captação de imagens aéreas.

Os Bombeiros da Guarda, em comunicado enviado à redação do Portal Bombeiros.pt, dão conta das possibilidades operacionais da utilização deste tipo de aparelhos (já destacados no Portal Bombeiros.pt – aqui), nomeadamente ao nível da “recolha de informação (imagem e vídeo) ou a georreferenciação de determinado local”.

Esta parceria dos Bombeiros da Guarda com o Grupo Egidrones terá efeitos imediatos e poderá já ser testada em cenário real no próximo verão, uma vez que o distrito da Guarda tem, normalmente, altos índices de incêndios florestais.

About author

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).