Bombeiros da Guarda promovem exercício de 36 horas

0

Os Bombeiros Voluntários da Guarda, vão organizar nos próximos dias 3 e 4 um evento de treino operacional no âmbito da formação continua de aperfeiçoamento.

O Evento que decorrerá ao longo de 36 horas consecutivas irá incidir essencialmente em torno de um grande incêndio florestal, que, para além do treino das ações de combate provocará um conjunto de incidentes, tais como: acidente de viação com encarcerados, queda em ravina e um incêndio nas proximidades de habitações com um incidente numa delas.

Além destes aspectos simulados, existirão ao longo das 36 horas bancas formativas de diversas áreas como pré-hospitalar, condução de veículos todo-o-terreno (ligeiros e pesados), procedimentos e formação de grupo de combate e comunicações.

No decorrer do evento desenrola-se em permanência um posto de comando por onde passarão os elementos mais graduados para treino na vertente da gestão de operações, desde o inicio ao desenvolvimento de um PCO e tratamento da informação. A partir deste PCO será tratado todo o processo de gestão das operações, planeamento e logística.

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.