Bombeiros da Ajuda apoiam 670 doentes com Covid-19 em Pousada da Juventude em Lisboa

0

Trabalho da corporação consiste em garantir apoio médico aos doentes, através do transporte dos mesmos aos hospitais.

Os bombeiros voluntários da Ajuda assumiram a gestão da Pousada da Juventude da Rua Andrade Corvo, em Lisboa, em Julho último, e desde então que já prestaram apoio a cerca de 670 doentes, infetados com Covid-19, ou em quarentena médica devido à mesma doença.

A passagem do controlo daquela unidade turística aconteceu por decisão do vereador da Proteção Civil da Câmara de Lisboa, Carlos Castro.

“A nossa função é a de albergar doentes que não têm domicílio próprio, vindos de toda a área metropolitana de Lisboa, e fazemo-lo em coordenação com a Direção-Geral de Saúde”, explicou ao CM Fernando Azevedo, comandante dos bombeiros da Ajuda.

O trabalho da corporação consiste em garantir apoio médico aos doentes, nomeadamente através do transporte dos mesmos a unidades hospitalares. “Fazemo-lo com o uso dos necessários equipamentos de proteção, e também asseguramos que os doentes sejam testados sempre que necessário”, acrescentou Fernando Azevedo.

Recorde-se que a pousada da Juventude da rua Andrade Corvo foi uma das unidades hoteleiras de Lisboa selecionadas pelo Conselho Português dos Refugiados, no início da pandemia de Covid-19, para albergar os refugiados que pediram asilo político a Portugal, e que foram submetidos a quarentena médica após a realização de testes à Covid-19.

Em maio, houve mesmo distúrbios nesta unidade hoteleira, que resultaram em ferimentos num funcionário.

Agora, segundo concluiu o comandante Fernando Azevedo, “compete à PSP a tarefa de garantir a segurança na pousada”.

Fonte: Correio da Manha

About author

Paulo Reis

Paulo Reis

É natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 25 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde apresentou o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Subchefe. Foi responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem dos BV Esmoriz e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com. É o responsável do Departamento de Relações Públicas do portal Bombeiros.pt