Bombeiros contestam relatório sobre incêndios do Verão

0
Fonte: Lusa

Fonte: Lusa

O presidente da Federação dos Bombeiros do distrito de Viseu discorda do relatório que atribui a culpa da morte de sete dos oito voluntários nos incêndios florestais do Verão aos bombeiros.

Em declarações à TSF, Joaquim Rebelo Marinho diz que se os bombeiros forem considerados culpados pelas mortes nos incêndios do último Verão, também terão de ser atribuídas responsabilidades a quem os colocou no terreno.

É a reação do presidente da Federação dos Bombeiros do distrito de Viseu ao relatório que terá sido finalizado a pedido do Ministério da Administração Interna (MAI) sobre as mortes de oito bombeiros.

O relatório foi avançado ontem pela Rádio Antena 1. De acordo com o inquérito elaborado pelo investigador Xavier Viegas, os bombeiros negligenciaram a forma de atuação, ao violarem regras de segurança. Houve erros de manobra, mau posicionamento no terreno e ainda erros na abordagem aos sinistros.

O MAI não comenta essas conclusões do inquérito preliminar e diz que não teve ainda acesso ao relatório final.

Joaquim Rebelo Marinho diz que também não teve acesso oficial ao relatório, mas já o leu e não gostou, afirmando que é «pouco sério».

 




Sobre quem enviou a noticia

Mónica Costa

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e Mestre em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.