Bombeiros combatem 11 fogos em mato ou floresta

0

incêndio GaufA Autoridade Nacional de Proteção Civil informa na Internet que às 17h00 lavram 11 incêndios no território nacional, todos em zona de mato ou florestal, sendo os distritos de Viseu e Vila Real os mais afectados.

O fogo que lavra desde quarta-feira na serra do Caramulo, na zona de Silvares, no distrito de Viseu, está a mobilizar 368 efectivos que contam com o apoio de 111 viaturas e cinco meios aéreos, nomeadamente quatro aviões bombardeiros e um helicóptero bombardeiro.

Também no distrito viseense, no concelho de Oliveira de Frades, nos lugares de Feitalinho e Arcozelo das Maias as chamas lavram desde as 11h19 e estão a ser combatidas por 114 operacionais com o apoio de 29 viaturas e um helicóptero bombardeiro.

Um terceiro fogo neste distrito lavra nos lugares de Montemuro e Alhões, em Cinfães, desde sábado, e está a ser combatido por 37 operacionais apoiados por dez viaturas.

No distrito de Vila Real, estão também activos três incêndios, um deles, com uma frente, nos lugares de Ferraria e Sedielos, no concelho de Peso da Régua, que mobiliza 43 operacionais apoiados por dez viaturas.

Também neste distrito de Trás-os-Montes e Alto Douro, em São Pedro de Veiga de Lila, no concelho de Valpaços, lavra um incêndio desde sábado, que está a ser combatido por 55 efectivos com o apoio de 195 viaturas e um helicóptero bombardeiro.

O terceiro incêndio neste distrito lavra desde quinta-feira nos lugares de Soutelinho do Mezio e de Telões, que mobiliza 54 operacionais que contam com o apoio de 17 viaturas.

No distrito de Viana do Castelo, continua activo com uma frente o incêndio que lavra desde sábado nos lugares de Boucinha e Dem, no concelho de Caminha e está a ser combatido por 54 operacionais com o apoio de 14 viaturas.

Ainda no Alto Minho, nos lugares de Senhora da Boa Morte e Correlhã, no concelho de Ponte Lima, as chamas que lavram desde a noite de sexta-feira estão a ser combatidas por 150 operacionais com o apoio de dois helicópteros bombardeiros e 43 viaturas.

Em Erverdal, no concelho de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra 283 operacionais, com o apoio de 77 viaturas e um helicóptero bombardeiro, combatem as chamas que lavram em duas frentes desde hoje às 10h12.

Também neste distrito, no concelho de Arganil, lavra desde as 16h33 um fogo nos lugares de Pardieiros e Benfeita que está a ser combatido com um helicóptero de ataque inicial, 18 homens e três viaturas.

Em zona de mato lavra desde as 10h28 de hoje um incêndio nos lugares de Reboriça e Cavez, no concelho de Cabeceiras de Basto, no distrito de Braga, e que está a ser combatido por 23 operacionais e com o apoio de seis viaturas.

FONTE: Lusa

 

incêndios

About author

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.