Bombeiros do Cartaxo ensinam a reagir em caso de emergência médica

0

 Bombeiros_NEN2117-850x468 (1)A escola básica 2,3 D. Sancho I, em Pontével, recebeu os Bombeiros Municipais do Cartaxo, para uma ação de formação dirigida aos alunos. Durante cerca de três horas, mais de 60 jovens aprenderam técnicas que podem salvar vidas.

David Lobato, Comandante dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, explicou que “a proposta surgiu da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas D. Sancho I”, afirmando que “a nossa abertura a este tipo de propostas é total e até as incentivamos, a capacidade de responder em situações de emergência pode ser treinada, quanto mais preparado o cidadão está, menos reage de modo precipitado”.

Entre manequins de simulação e os próprios colegas, as alunas e os alunos, praticaram exercícios muito sérios como desobstrução de via aérea ou suporte básico de vida e aprenderam o que é o sistema integrado de emergência médica – saber como pedir ajuda, a quem telefonar, o que relatar ao telefone e como fazer as primeiras manobras de socorro, “saber isto pode ser a diferença entre a vida e a morte”, afirmou o Comandante dos Bombeiros.

David Lobato reconheceu que “foi a primeira vez que esta formação foi dada a alunos destas idades, de modo tão aprofundado, mas a experiência correu muito bem, a formação decorreu de modo informal mas com muito rigor. Os jovens têm o entusiasmo e a capacidade de aprender muito rapidamente, que são próprios da sua idade, estiveram muito interessados e focados na aprendizagem”, uma iniciativa “sem dúvida” a repetir.

Fonte: local.pt




Sobre quem enviou a noticia

Mónica Costa

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e Mestre em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.