Bombeiros asseguram casos de emergência através do Siresp após avaria na Vodafone

0

Corporação está sem comunicações no número habitual do quartel.

As comunicações em casos de emergência estão a ser asseguradas pela rede Siresp na prestação de socorro por parte de corporações de bombeiros, como a de Bragança, devido à avaria que afeta desde segunda-feira a operadora Vodafone.

O comandante dos bombeiros de Bragança, Carlos Martins, disse hoje à Lusa que desde segunda-feira que a corporação está sem comunicações, nomeadamente no número habitual do quartel, consequência dos constrangimentos na Vodafone, justificados pela empresa por um ciberataque.

“O maior problema” que a situação coloca, como explicou o comandante, é a emergência médica, mas, “desde as 21:00 de segunda-feira que, por indicações nacionais, ficou estabelecido que estas comunicações são feitas através da rede do estado para as situações de emergência e segurança, o Siresp.

Segundo concretizou, em caso de emergência, as pessoas devem ligar o 112 e são encaminhadas para os chamados CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes) do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica”.

Este é o processo habitual, o que a varia nas comunicações da operadora veio impedir foi que o CODU acione os corpos de bombeiros diretamente por telefone.

O Siresp está a permitir que se estabeleça este contacto, segundo ainda o comandante, que afirmou à Lusa tratar-se de uma situação “a nível nacional”.

Para outros casos, que não as emergências médicas, os bombeiros de Bragança indicaram à população, inclusive nas redes sociais, um número alternativo para contactar o quartel, nomeadamente através do 932968693.

A rede Siresp, segundo disse, permite também o contacto através de canais internos entre as diversas corporações, nomeadamente ao nível distrital.

Fonte: Correio da Manha

About author

Paulo Reis

É natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 25 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde apresentou o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Subchefe. Foi responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem dos BV Esmoriz e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com. É o responsável do Departamento de Relações Públicas do portal Bombeiros.pt