“Bombeiro” no top das palavras mais marcantes de 2013

0

bombeiros_hdr“Papa”, “bombeiro”, “pós-troika”, “swap” e “inconstitucional” estão entre as dez finalistas às palavras mais marcantes de 2013. A lista vai ser colocada à escolha dos portugueses, a partir de hoje, para eleição da “Palavra do ano”.

A iniciativa é da Porto Editora, que tem uma componente histórica de especialização na área dos dicionários e da lexografia, tendo a escolha das dez palavras resultado do trabalho de “acompanhamento e análise da realidade da língua portuguesa”, feita pelos seus especialistas, explicou à Lusa fonte do grupo editorial.

As dez palavras finalistas de 2013 são: “bombeiro”, “co-adopção”, “corrida”, “grandolada”, “inconstitucional”, “irrevogável”, “Papa”, “piropo”, “pós-troika” e “swap”.

A escolha foi feita “com base em critérios de frequência de uso e de relevância assumida, quer através dos meios de comunicação social e das redes sociais, quer da utilização dos dicionários da Porto Editora nas suas versões online e mobile”, disse a mesma fonte.

A escolha da “palavra do ano” pode ser feita a partir desta segunda-feira, no sitewww.portoeditora.pt/palavradoano , e até ao dia 31, comprometendo-se a editora a fazer “o ponto de situação da votação” todas as sextas-feiras. A vencedora será conhecida na primeira semana de Janeiro.

Relativamente à lista das dez palavras, a mesma fonte explicou que “não podia fazer parte nenhuma palavra que tivesse sido seleccionada nos anos anteriores”. A escolha da palavra “bombeiro” deve-se ao facto de, “neste Verão, os bombeiros portugueses terem demonstrado uma enorme coragem no combate aos violentos incêndios que destruíram florestas e roubaram vidas”.

No ano passado a palavra vencedora foi “entroikado”, que sucedeu a “austeridade”, eleita em 2011.

Fonte: Radio Renascença

 

 

About author

Mónica Costa

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e Mestre em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.