Bombeiro de Mérito: ganho por bombeiros de Barcelinhos

0

Attachment-1Os bombeiros Fernando Oliveira e Carla Neto, dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos são os vencedores do Prémio Bombeiro de Mérito de 2013 da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), segundo a decisão do Júri daquele galardão hoje tornada pública.

Os dois bombeiros, com risco da própria vida, resgataram uma idosa do leito do Rio Cávado no dia 7 de Julho de 2013. Apercebendo-se da queda da idosa ao rio de uma altura de 24 metroso bombeiro Fernando Oliveira, com o apoio da sua colega, Carla Neto, conseguiu proceder ao resgate antes que a vítima fosse arrastada para o açude próximo, evitando assim uma situação que seria fatal para todos.

Na categoria “menção honrosa – câmara municipal” a escolha do júri recaiu na proposta apresentada pelas Federações Distritais dos Bombeiros de Santarém, Évora e Portalegre, à Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo. A “menção honrosa –dirigente associativo” foi atribuída a Avelino Almeida Machado da Silva Reis, Presidente da Assembleia-geral da Direcção da Associação de Bombeiros de Vila Nova de Famalicão, e, por fim, a “menção honrosa – personalidade empresarial” distinguiu a Digal, S.A.

O Júri foi presidido pelo Presidente do Conselho Executivo da LBP, Jaime Marta Soares, e composto pelo Director Nacional de Bombeiros, Pedro Lopes, Presidente da Escola Nacional de Bombeiros, José Ferreira, Presidente da Reviver Mais, Lourenço Baptista, Fátima Marques da empresa Sarah Trading (mecenas), e representante do Montepio Geral (mecenas honorário).

O Prémio e as menções honrosas serão entregues na cidade do Barreiro, em 1 de Junho próximo, por ocasião das comemorações do Dia do Bombeiro Português, que ali vão decorrer sob a presidência do ministro da Administração Interna.

Fonte: Bombeiros.pt/LBP

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.