Beira Baixa entrega até final do mês os equipamentos para os bombeiros

0
Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

Miguel Macedo, manifestou-se, na segunda-feira, preocupado por os bombeiros ainda não terem recebido, no início da época de fogos, os equipamentos de proteção individual das Comunidades Intermunicipais

 O presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) disse hoje que espera entregar até final de julho os equipamentos de proteção individual aos bombeiros das corporações dos municípios que integram a organização.

“Estamos à espera da entrega dos equipamentos do primeiro procedimento concursal feito ainda no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Beira Interior Sul (CIMBIS). A entrega do material deverá acontecer até final de julho”, disse à agência Lusa o presidente da CIMBB.

João Paulo Catarino explicou ainda que devido à alteração efetuada no seio da Comunidade Intermunicipal da Beira Interior Sul, que passou a integrar mais dois concelhos, Proença-a-Nova e Oleiros, e cuja designação passou a ser Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, houve a necessidade de se efetuar um segundo procedimento concursal.

“Este segundo procedimento efetuado para os concelhos de Proença-a-Nova e de Oleiros, já no âmbito da CIMBB, está em curso. As propostas estão a ser analisadas devido a reclamações que surgiram”, adiantou João Paulo Catarino, que espera agora que o processo siga os trâmites normais.

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, manifestou-se, na segunda-feira, preocupado por os bombeiros ainda não terem recebido, no início da época de fogos, os equipamentos de proteção individual das Comunidades Intermunicipais (CIM).

“São as CIM que ficaram com a responsabilidade de fazer as aquisições. Sei que todos [os concursos] estão a correr, mas é verdade que muitos ainda não foram entregues. Estou evidentemente preocupado e preferia que tivessem sido entregues”, disse Miguel Macedo.

No âmbito de um protocolo assinado com o Ministério da Administração Interna em 2013, as Comunidades Intermunicipais ficaram com a responsabilidade de dotar os bombeiros com equipamentos de proteção individual, que são compostos pelo fato, luvas, botas, capacete e máscara.

Segundo Miguel Macedo, os avisos desse concurso foram publicados em março de 2013, existindo apenas uma parte das corporações que já receberam os equipamentos de proteção individual.

(Fonte: i)

 




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).