Bebé nasce na Via do Infante

0

Bombeiros TaviraUma menina nasceu ontem à noite em plena Via do Infante, junto ao nó de Faro. Os Bombeiros Municipais de Tavira receberam o alerta de que uma mulher estava em trabalho de parto às 21h05, saíram do quartel um minuto depois, para fazer o transporte para o Hospital de Faro, mas o “apressado” bebé não esperou até chegar ao destino e nasceu na ambulância às 21h45.

Os bombeiros que seguiam na ambulância de socorro, José Pereira e Jorge Vital, encostaram o veículo e ajudaram ao nascimento da menina, filha de pais portugueses, ainda na A22.

Jorge Domingues, 2º Comandante dos Bombeiros Municipais de Tavira, disse ao Sul Informação que «tudo correu bem» e que «esta é uma situação pouco comum. Já tem acontecido, mas ultimamente não. Não posso dizer se foi ou não a primeira vez que estes bombeiros auxiliaram num parto, até porque a última vez que uma situação destas aconteceu já foi há algum tempo, mas são bombeiros municipais já com 15 a 20 anos de experiência».

Numa situação de parto em ambulância, «a ambulância pára, é pedido apoio ao CODU e é feito o parto normal. Os bombeiros ajudam o bebé a sair, cortam o cordão umbilical, fazem aspiração, se necessário, e depois é realizado o transporte para o hospital», explicou Jorge Domingues.

Fonte do Hospital de Faro revelou ao Sul Informação que tanto a mãe como a menina estão naquela unidade e «encontram-se bem».

(Fonte: Sul Informação)

 




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).