Barcelona vai ser palco de Encontro Euro-Mediterrânico sobre Incêndios Florestais

0

Incêndio Florestal EspanhaO CUIMPB – Consorcio Universitário Internacional Menéndez e Pelayo de Barcelona, vai promover um Encontro Euro-Mediterrânico sobre incêndios florestais.

O evento está marcado para o próximo dia 18, 19 e 20 de Novembro e conta com o apoio e colaboração da Fundação Ecologia do Fogo e Gestão Pau Costa e Instituto de Segurança Pública da Catalunha.

As jornadas têm como objetivo juntar a comunidade operacional de bombeiros, investigadores da Universidade e a sociedade em geral, no sentido de encontrar respostas para necessidades comuns.

Segundo a organização, será promovida uma ação de formação contínua, baseada na segurança e eficácia no trabalho, na análise de experiências presentes e passadas, com vista a melhorar a atuação no futuro.

O intuito é incentivar a colaboração e a partilha de recursos e conhecimento a todos os níveis e proporcionar o acesso a esse mesmo conhecimento.

Neste encontro, nomeadamente na sessão de abertura e nos Workshops, vai marcar presença Ron Spadafora, um veterano do Corpo de Bombeiros de Nova Iorque e um dos criadores do Sistema de Comando de Incidentes. Ron Spadafora integra na sua carreira profissional algumas catástrofes naturais, como a tempestade Sandy, o furacão Katrina e a Staten Island Wildfire.

O evento irá contar também com outros oradores internacionais, como Boumezbeur Ammar, CEO Floresta da Argélia, Andreas Shuck do Instituto Florestal Europeu e Christophe Besancier de SilvaMed – FAO.

Está prevista ainda a participação de Raul Quílez dos Bombeiros de Valência, Alejandro García da Junta de Extremadura e Marc Castellnou, GRAF analista-chefe e presidente da Fundação Pau Costa, que irá falar da época de incêndios de 2012, em Espanha, e debater os futuros desafios em incêndios florestais, entre outros especialistas que farão diferentes apresentações, durante o encontro.

Para efetuar a inscrição no Encontro Euro-Mediterrânico sobre Incêndios Florestais, que vai decorrer  nos dias 18, 19 e 20 de Novembro, no Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona, os interessados deverão aceder ao site www.cuimpb.cat ou enviar email para info@cuimpb.cat .

Durante estas jornadas haverá intérprete simultâneo, em Inglês e Espanhol.

Fonte:  Mónica Costa/Bombeiros.pt




Sobre quem enviou a noticia

Mónica Costa

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e Mestre em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.