Barcelinhos: lançada primeira pedra do novo quartel

0

bombeiros barcelinhos quartelOs Bombeiros Voluntários de Barcelinhos lançaram ontem, Domingo, dia 05 de Outubro, a primeira pedra do novo quartel.

A cerimónia foi presidida pelo Srº Ministro da Administração Interna, Drº Miguel Macedo, e revestida de um enorme simbolismo para a Corporação que vive actualmente um grave problema de espaço para o corpo de Bombeiros que cresceu exponencialmente.

O Presidente dos Bombeiros de Barcelinhos, José Costa, confessou que “os bombeiros viviam  ontem um dia histórico uma vez que “o actual quartel dos Bombeiros de Barcelinhos já não cabia na dimensão a que chegamos e no tamanho dos nossos sonhos”. José Costa acrescentou que “É uma obra que extravasa a dimensão do concelho e enche de orgulho as entidades locais e nacionais”, terminando o discurso pedindo a ajuda de todos, em especial à câmara para poder avançar com a segunda fase da obra.

O Ministro, Miguel Macedo, aproveitou o momento para confessar que a conjuntura em que se revestiu esta obra tinha tudo “para não dar certo mas só foi possível devido à confluência de vontades”. O Ministro recordou os muitos problemas que foram surgindo, mas a insistência da equipa dos Bombeiros de Barcelinhos falou mais alto e só por isso ontem foi possível esta cerimónia. Miguel Macedo acrescentou que “o mais importante desta obra é o fim a que se destina, uma vez que estas instalações olham para as necessidades operacionais dos Bombeiros de Barcelinhos e para o concelho de Barcelos”.

Quanto ao Presidente de Câmara, Miguel Costa Gomes, deixou uma palavra de incentivo aos Bombeiros no sentido de prosseguir em frente, deixando o compromisso de que “vai ter uma atenção especial com o pedido feito para a construção do novo quartel, apesar dos recursos serem poucos para as autarquias locais”.

No início da cerimónia, já o Presidente da Assembleia Geral tinha dito que “a amplitude e o crescimento das populações justificaram o novo quartel” sentindo no dia de ontem “que estava dobrado o cabo das tormentas”.

O novo quartel vai custar um milhão e seiscentos mil euros e deve estar pronto em junho do próximo ano.

O novo quartel vai nascer num terreno próximo do cemitério de Barcelinhos, muito perto do actual quartel.

 

(Fonte: Gabinete de Comunicação e Imagem dos Bombeiros de Barcelinhos)




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).