Aviões franceses chegam amanhã para ajudar no combate às chamas

0

canaderHá 10 anos que Portugal pede ajuda internacional, a maioria das vezes espanhola.

Mais cedo do que o previsto, os dois aviões franceses “Canadair” que vão ajudar no combate às chamas chegam esta quinta-feira a Portugal. A operação vai prolongar-se por seis dias, com os dois aparelhos a ficarem baseados em Monte Real (Leiria).

Já os “Canadair” espanhóis, que começaram a actuar esta quarta-feira, estão a combater um fogo que lavra na Serra do Caramulo, depois de terem estado em Góis durante a manhã.

A ajuda internacional não é novidade nas épocas de incêndio. Desde 2003 que não há ano em que Portugal não a receba, ao abrigo de acordos bilaterais ou através do mecanismo comunitário de protecção civil.

Somando largas centenas de horas de voo e descargas de água efectuadas, já actuaram em Portugal aviões alemães, italianos, marroquinos, holandeses, franceses, gregos, mas sobretudo espanhóis.

Na última década não houve ano em que os aparelhos espanhóis não tenham cruzado a fronteira, numa média que ronda as 40 situações por ano.

FONTE: RR

 

About author

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.