Associação dos Bombeiros de Paço de Arcos vai apoiar município em Cabo Verde

0

vsae01A Associação Humanitária dos Bombeiros de Paço de Arcos (Portugal) assinou um protocolo de cooperação com a Câmara Municipal de Santa Catarina (Cabo Verde), que visa apoiar os bombeiros do município cabo-verdiano com formação e equipamentos.

Segundo a Inforpress, o protocolo foi assinado na terça-feira pelo presidente da associação portuguesa, Tiago Fernandes, e pelo vereador da área da Proteção Civil, José Alves, em substituição do presidente santa-catarinense, e visa capacitar a corporação de bombeiros de Santa Catarina (centro da ilha de Santiago) nos domínios de salvamento e de incêndios em florestas.

“A cooperação incide, sobretudo, a nível técnico, na formação dos bombeiros, que pode ser ministrada em Portugal e em Santa Catarina. Nos equipamentos, vão fornecer aquilo que poderem. Contamos, assim, trabalhar juntos para melhorar a nossa capacidade técnica”, disse José Alves.

O vereador mostrou-se satisfeito pelo apoio que a associação portuguesa vai conceder aos bombeiros municipais em relação ao salvamento marítimo, tendo em conta que, há pouco tempo, duas crianças perderam a vida no mar de Rincão e a equipa não tinha meios nem pessoal formado para fazer o resgate dos corpos.

Por seu lado, Tiago Fernandes realçou o facto de os bombeiros servirem para “prestar um serviço público, neste caso, salvar vidas”.

Por essa razão, acrescentou, a associação a que preside vai, dentro das possibilidades, apoiar o município de Santa Catarina com fardamentos, equipamentos e formação.

“Vamos formar bombeiros para o curso de socorrismo e capacitá-los para intervirem em fogos florestais e em operações náuticas, com ações de formação para nadadores salvadores”, realçou.

FONTE: Lusa

 

About author

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.