Arnaldo Cruz agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito

0

acO major-general Arnaldo Cruz foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito. Arnaldo Cruz foi o presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) entre fevereiro de 2006 e novembro de 2012. A condecoração atribuída pelo Presidente da República reconhece não só o trabalho desenvolvido durante os quase sete anos que esteve na liderança deste organismo público, mas igualmente a longa carreira de 45 anos ao serviço da causa pública, prestada nas mais diversas funções e cargos, quer militares quer civis.
Recordando desde as comissões em Angola à recente experiência na ANPC, Arnaldo Cruz considerou que a homenagem não teria sido possível sem “a extrema dedicação e a exemplar disponibilidade” de todos quantos o rodearam profissionalmente, destacando “a elevada consciência de serviço público” dos seus numerosos colaboradores. Numa altura em que se celebram os 40 anos de abril, saudou igualmente de forma particular os que “mais devotadamente se empenharam nesse sonho por um Portugal livre, mais justo e democrático”.
A distinção foi entregue a 17 de março, numa cerimónia realizada no Ministério da Administração Interna à qual assistiram os mais altos cargos deste ministério bem como da Defesa Nacional, além dos presidentes das câmaras municipais de Lisboa, António Costa, e de Proença-a-Nova, João Paulo Catarino.
Em outubro de 2012, pouco antes de deixar a ANPC por ter atingido o limite de idade, Arnaldo Cruz foi agraciado pelo presidente do Governo de Espanha, Mariano Rajoy, com a Medalha de Mérito de Proteção Civil, grau prata, distintivo azul. O gesto visou homenagear a colaboração estreita mantida entre Portugal e Espanha nas operações de combate a incêndios florestais levadas a cabo durante o verão de 2012 no país vizinho.
Em março de 2013 foi a vez de ser também reconhecido como personalidade do ano pela Asprocivil, numa cerimónia presidida então por Maria Barroso.

(Fonte: ANPC)

About author

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).