Arderam 1,9 milhões de hectares de floresta em 14 anos

0

miguel_macedoEstudos apontam que apenas 1% de incêndios florestais são provocados por “causas naturais”, diz ministro Miguel Macedo.

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, disse esta terça-feira, no Parlamento, que “arderam 1,9 milhões de hectares” de floresta, nos últimos 14 anos, em Portugal.  
  
Miguel Macedo, que encerrou o debate do relatório do grupo de trabalho para análise da problemática dos incêndios florestais, disse que a área ardida “ao longo dos últimos 33 anos foi de 3,5 milhões de hectares”.  
  
O membro do Governo PSD/CDS-PP aludiu ainda a estudos que apontam que 1% de incêndios florestais são provocados por “causas naturais”, enquanto “25% têm origem intencional, 27%, negligência, e 47%, causas desconhecidas”.
  
O ministro da Administração Interna sublinhou que “o Governo incorporou, por antecipação, algumas recomendações do relatório, algumas delas vertidas nos relatórios de incêndios florestais em 2013”, que provocaram a morte de oito bombeiros.  
  

O plenário debateu esta terça-feira o relatório do grupo de trabalho, que resultou de um trabalho de cinco meses de deputados de todos os partidos com assento parlamentar, que aprovaram o documento por unanimidade.  
  
A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, anunciou que relatório será votado esta quarta-feira, no plenário, como projecto de resolução da Assembleia da República, apresentando um conjunto de recomendações ao Governo, para assegurar uma maior eficácia no combate aos incêndios florestais”.

Fonte: Rádio Renascença

 

Entra na página do Facebook do Portal Bombeiros.pt (https://www.facebook.com/www.Bombeiros.pt), faz “Gosto” e conhece em primeira mão todas as notícias sobre os Bombeiros Portugueses!

 




Sobre quem enviou a noticia

Mónica Costa

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e Mestre em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.