Aquecimento de casas pré-fabricadas: o que deve saber

0

Uma das questões mais recorrentes por parte de quem está a analisar casas pré fabricadas para construção diz respeito às formas de aquecimento deste tipo de habitação. Na Maestro Casas sabemos que a madeira é um material que se destaca pelas suas propriedades de isolamento, mas quando a ideia é utilizar a habitação também durante o Inverno, isso não é suficiente.

O clima tem um papel importante na forma como se concebe e implementam os sistemas de aquecimento, ventilação ou ar-condicionado. Neste artigo vamos além dos pontos mais comuns. Não nos vamos debruçar apenas sobre aspetos como vedar, pintar e calafetar. Vamos oferecer conselhos destinados a tornar as casas pré fabricadas mais eficientes do ponto de vista energético.

Na maestrocasas.pt temos experiência em trabalhar em países com diferentes climas. Os nossos engenheiros concebem as nossas casas pré fabricadas de acordo com as condições climatéricas da localização do cliente.

E claro temos que frisar que todos os projetos existentes no nosso catálogo são personalizáveis de A a Z. E mesmo que não encontre um modelo que corresponda ao que ambiciona, pode sempre apresentar-nos o seu próprio projeto.

Mas vamos então resumir os pontos mais importantes em que deve pensar para garantir uma temperatura interior agradável em casas pré fabricadas de madeira.

Escolha a orientação da casa com cuidado

A orientação de uma habitação é um fator muito importante para assegurar uma vivência confortável e de qualidade.

Normalmente, deve preferir uma orientação sul/sudoeste. Ou seja, deve tentar que a maioria das janelas fiquem orientadas para sul. Este posicionamento irá garantir com que os gastos com aquecimento ou arrefecimento sejam inferiores.

De qualquer forma, é sempre importante ter em atenção as particularidades de cada terreno, como existência de obstáculos, árvores, proximidade com espelhos de água, por forma a determinar qual é o posicionamento ideal.

Seleção da madeira a utilizar

A escolha da madeira a utilizar na construção de casas pré fabricadas é outro ponto de particular importância. O tipo de madeira utilizada tem influência direta na aparência, acabamento e também no custo.

Também importa realçar que alguns tipos de madeira existem em maior quantidade do que outra. A questão da sustentabilidade também deve ser tomada em consideração antes de se fazer uma escolha final.

Nós na maestrocasas.pt fazemos questão de apenas utilizar madeira de pinho nórdica, oriunda de florestas sustentáveis localizadas na Finlândia, Suécia e Sibéria. Esta madeira é certificada quanto à sua origem e sustentabilidade.

 

Cuidados a ter relativamente ao isolamento

Nas casas de madeira sabe-se que cerca de 70% do calor por ser perdido através do piso ou do telhado. Apostar em melhores opções de isolamento vai ajudar a reduzir os custos anuais com aquecimento, ao mesmo tempo que permite as casas pré fabricadas se mantenham frescas durante o verão.

Os modelos de habitações construídos pela maestrocasas.pt permitem a escolha de opções extra de isolamento, tais como:

  • Diferentes tipos de revestimento para o telhado,
  • Optar por reforçar a espessura do piso e do telhado.

Na página de cada modelo, o utilizador tem desde logo acesso aos preços adicionais para cada opção de espessura de telhado e de piso. Isto significa que no site da Maestro Casas não só se obtém de imediato o preço base de casa modelo, mas também se pode obter o preço tendo em conta diversos outros parâmetros, como diferentes espessuras de paredes, telhado ou piso.

 

Garantir uma boa fundação

Tal como acontece quando se recorre a outras tecnologias de construção, também quando se constroem casas pré fabricadas em madeira se deve procurar garantir que as fundações estão bem construídas.

Uma boa fundação oferece uma plataforma para uma maior eficiência energética. A escolha da base mais adequada para uma casa de madeira depende de fatores geográficos e estruturais, mas também depende da geografia e do orçamento disponível.

 

Opte por um design prudente

Principalmente quando se está na fase de planificação, pode existir a tentação de optar por um visual extremamente arrojado. Contudo, quer estejamos a focar-nos em casas pré fabricadas ou noutro tipo de habitações, é fundamental que o design seja prático e funcional.

A Maestro Casas permite que os seus clientes optem por diversos tipos de telhados, e permite também que os seus clientes escolham janelas de várias dimensões. Contudo, é sempre recomendável conversar com um dos engenheiros da empresa, por forma a garantir que as opções pretendidas não apresentam nenhum tipo de contraindicação.

O fundamental é que no final de todo o processo, obtenha uma casa com um design que adora, mas também com uma excelente performance térmica.

About author

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda. Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).