Antigo diretor e o atual Presidente da ENB atacam Xavier Viegas

0

ENBEscolaNacionaldeBombeirosO presidente da Escola Nacional de Bombeiros, José Ferreira, ainda não leu o relatório sobre os acidentes com vítimas mortais nos incêndios deste verão, mas aponta desde já versões contraditórias, incluindo do próprio autor do relatório agora conhecido.

Em declarações à Antena1, José Ferreira critica as contradições do professor da Universidade de Coimbra Xavier Viegas, para além de recordar que para 2014 estão previstas alterações, desde logo em relação à formação de chefias coordenado pelo laboratório de Xavier Viegas.

José ferreira aguarda pelas conclusões de outros relatórios pedidos também pelo Ministério da Administração Interna, que deverá divulgar esta segunda-feira o inquérito encomendado ao professor Xavier Viegas.

Já o antigo diretor de formação da Escola Nacional de Bombeiros Joaquim Rebelo Marinho estranha que o relatório sobre os acidentes com vítimas mortais nos incêndios do verão aponte lacunas no treino dos bombeiros quando o autor do documento é Xavier Viegas, que dá aulas nessa área.

“Sendo o senhor professor Xavier Viegas quem ministra formação na área do comportamento do fogo e vende essa formação à Escola Nacional de Bombeiros – tem um protocolo em que é recompensado financeiramente por essas aulas que dá – acho estranho que, sendo ele que ministra essa formação e deixou de ministrar, venha agora apontar falhas nessa área”, afirma Rebelo Marinho à Antena1.

Rebelo Marinho considera que “é perfeitamente legítimo que achemos isso no mínimo estranho”. “Se todos começassem a passar pelo laboratório do professor Xavier Viegas, o que o relatório dirá é que deixa de haver lacunas na formação”, argumenta.

Tal como a Antena1 noticiou no início deste mês, o inquérito assinado pelo professor da Universidade de Coimbra Xavier Viegas aponta várias lacunas na formação dos bombeiros, que se traduzem na falta de conhecimentos básicos sobre o comportamento do fogo.

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, anunciou no domingo que deverá divulgar ao longo desta segunda-feira o relatório. A Antena 1 sabe que só vai ser tornada pública a parte que diz respeito à análise global de resposta do dispositivo aos incêndios. A parte específica dos incêndios com vítimas mortais, caso a caso, não vai ser divulgada.

(Fonte: RTP)




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).