ANPC faz hoje 8 anos

0

header_8anosANPC_webAssinala-se hoje, dia 1 de abril, o oitavo aniversário da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC). Há oito anos entrava em vigor nesta data o diploma legal – Decreto-Lei 75/2007, de 29 de março – que, na sequência do Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado, criava este novo organismo central de natureza operacional com atribuições no âmbito da previsão e gestão de riscos, proteção e socorro das populações e superintendência da atividade dos bombeiros.

A ANPC sucedia, assim, ao anterior Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil que, por sua vez, sucedera nas atribuições e competências do Serviço Nacional de Proteção Civil, do Serviço Nacional de Bombeiros e da Comissão Nacional Especializada de Fogos Florestais.

Foram oito anos de enorme progresso e afirmação no domínio da prevenção e do socorro, de significativas reformas ao nível do sector dos bombeiros, de enorme incremento da tecnicidade e qualificações dos seus recursos humanos e de significativo apetrechamento em termos de meios e recursos destinados à gestão das emergências. A ANPC é hoje, sem dúvida, uma entidade pública prestigiada com grande notoriedade e que possui uma imagem positiva junto da população, em geral, e dos restantes órgãos, estruturas e serviços que integram o sistema nacional de proteção civil, em particular.

A sólida reputação de que goza foi construída de forma laboriosa e continuada ao longo do tempo por um vasto e diversificado conjunto de profissionais que têm na missão de serviço público o mais alto referencial de prestação e exercício das suas funções como profissionais nesta área tão importante para a segurança de pessoas, bens e ambiente. De parabéns, portanto, por mais um aniversário desta jovem Autoridade.

 –

Entra na página do Facebook do Portal Bombeiros.pt (https://www.facebook.com/www.Bombeiros.pt), faz “Gosto” e conhece em primeira mão as notícias sobre os Bombeiros Portugueses no teu Portal.

Envia-nos as notícias e fotos do teu corpo de bombeiros ou de outras forças operacionais para redacao@bombeiros.pt e ajuda a manter informados todos os Bombeiros Portugueses!

A informação com qualidade começa em ti!

 




Sobre quem enviou a noticia

Paulo Reis

Paulo Reis

É Natural e residente em Esmoriz, a sua vida profissional está ligada à indústria automóvel nestes últimos 18 anos como CAD Designer. É um dos fundadores da Rádio Voz de Esmoriz, onde atualmente, apresenta o programa de rádio “Bombeiros em Missão”. Está ligado desde tenra idade aos Bombeiros de Esmoriz onde fez parte da orquestra do Grupo Cénico e hoje, ocupa o posto de Subchefe É na atualidade responsável pelo Grupo de Comunicação & Imagem da corporação e integrou a equipa do portal bombeirosdeportugal.com.