A ANPC esclarece: Evolução do número de bombeiros nos últimos 4 anos

formaturaNo seguimento da notícia publicada no Jornal de Noticias, na edição do dia 26 de outubro, sob o título  “5000 Bombeiros Emigraram em Três Anos”, assinada por João Paulo Costa, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) vem esclarecer o seguinte:

1. O número de bombeiros que consta no Recenseamento Nacional de Bombeiros Portugueses (RNBP) – sistema de informação e gestão do registo dos Bombeiros portugueses -, registo esse que é preenchido pelas próprias corporações de bombeiros, é muito claro na amostragem da evolução do número de bombeiros nos diferentes quadros nestes últimos quatro anos, verificando-se um aumento de elementos na generalidade.

2. A ANPC não põe em dúvida a eventual emigração de bombeiros, como refere a notícia, que possa ter impacto na diminuição do número de bombeiros em algumas regiões do país. Contudo, apesar disso, a adesão das populações a ações de voluntariado através da prestação de serviço público nos corpos de bombeiros tem sido, ainda assim, superior às saídas verificadas, havendo um progressivo aumento do número total de bombeiros. Não se pode por isso dizer, de todo, que esteja em causa a garantia da proteção e socorro das populações.

3. Dados do Recenseamento Nacional de Bombeiros Portugueses

Sem Título-13