ANPC alerta para condições favoráveis à ocorrência e propagação de incêndios

IMG_9666No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a  ANPC – Autoridade Nacional de protecção Civil, informa que até à próxima quarta-feira, dia 15 de julho podemos contar com:

– Temperatura máxima entre 34 e 40 ºC nas regiões do sul, interior norte e centro e Minho;
– Temperatura mínima entre 20 e 24 ºC no Algarve;
– Vento moderado (até 35 km/h) de nordeste nas terras altas das regiões do norte e do centro a partir do
final do dia até ao final da manhã e de noroeste no litoral oeste em especial durante a tarde;
– Humidade relativa do ar inferior a 30% (e inferior a 20% na quarta-feira) nas regiões do sul, interior norte e
centro e Minho;
– Noite seca no Algarve e interior centro de terça-feira para quarta-feira;
– Índice de risco de incêndio em nível elevado a muito elevado nas regiões do sul, Algarve e interior.

Tendo em conta a previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável tempo seco e vento moderado com a permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais.

Por isso, a ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido em todos os espaços rurais:
– Realização de queimadas, nem de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
– Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de
alimentos;
– Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
– O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
– Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem.

(fonte: prociv.pt)

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e Mestre em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.