ALCAFACHE: Acidente do Sud-Expresso 11/09/1985

0

alcafacheOs Bombeiros de Gouveia foram uma das muitas corporações que estiveram presentes no maior desastre ferroviário que houve em Portugal, sendo das poucas corporações que tinham material de desencarceramento àquela data, fomos assim um dos grandes pilares na prestação de socorro ao trágico acidente ocorrido à 29 Anos.

O Desastre Ferroviário de Moimenta – Alcafache ou Desastre Ferroviário de Alcafache foi um acidente de natureza ferroviária, ocorrido na Linha da Beira Alta, em Portugal, a 11 de Setembro de 1985; este acidente foi o pior desastre ferroviário ocorrido no país.

18h37m: Dá-se a colisão entre as duas composições, entre o actual apeadeiro de Moimenta-Alcafache e a Estação de Nelas. Estima-se que, neste acidente, tenham falecido cerca de 150 pessoas, embora as circunstâncias do acidente, e a falta de controlo sobre o número de passageiros em ambos os serviços, impeçam uma contagem exacta do número de vítimas mortais. A estimativa oficial aponta para 49 mortos, dos quais apenas 14 foram identificados, continuando ainda 64 passageiros oficialmente desaparecidos.

 FONTE: B.V.Gouveia


 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.