Fire Boss choca com cabo elétrico (com vídeo)

0

(Imagem Ilustrativa)

Um avião Fire Boss do dispositivo de combate protagonizou um momento que tinha tudo para correr mal.

Segundo avança o sítio AeroIn, o avião bateu num cabo elétrico enquanto fazia o reabastecimento durante o incêndio de Proença-a-Nova, que acabou por ser dominado no dia de hoje.

O avião Fire Boss, monomotor turboélice, é um dos dois tipos de aviões utilizados em Portugal (o outro é o Canadair CL-215) no combate a incêndios, possuindo capacidade anfíbia.

Durante a aproximação à água, o avião acaba por bater num cabo de eletricidade que só é visível devido à faísca que liberta no momento do choque e na queda para a água.

Aparentemente, o avião não sofreu danos e o piloto conseguiu reabastecer e continuar no combate ao incêndio. No vídeo ouvem-se vozes de populares que se deram conta do choque e que comentavam que iam “ficar sem luz”.

 

Vídeo:

 

Actualização: Em declarações prestadas ao JN, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) esclarece que o incidente decorreu do corte de um cabo elétrico não sinalizado, às 17.55 horas de 14 de setembro, durante uma manobra de scooping (recolha de água) do avião médio anfíbio na barragem da Marateca, em Castelo Branco.

A aeronave regressou de seguida ao centro de meios aéreos, não tendo o piloto ficado com nenhum ferimento.

About author

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda. Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).