Ainda há 130 quartéis de bombeiros com amianto

0

jaime soaresDos 500 quartéis de bombeiros espalhados pelo país, 130 têm superfícies com amianto, informou o presidente da Liga de Bombeiros Portugueses à rádio TSF. Sem dinheiro para a sua remoção, os profissionais aguardam por um apoio da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

O presidente da Liga de Bombeiros Portugueses diz hoje à rádio TSF existirem no país 130 quartéis de bombeiros com amianto, num universo de 500 instalações.

O alerta não chegou sem um pedido de apoio, uma vez que, pelas contas de Jaime Marta Soares, o custo de remoção daquele material – usado na construção de muitos edifícios públicos – chega aos cinco milhões de euros.

Não dispondo os bombeiros desse montante, o representante da classe pediu o apoio da Autoridade Nacional de Proteção Civil, que deu “garantias concretas” de que vai cobrir “praticamente a despesa total”.

“A Autoridade vai financiar, se não for a 100% muito próximo disso”, afirmou, em declarações à TSF, na esperança de que o caso seja encarado com uma “prioridade”, já que se trata de um problema de saúde pública.

Noticias ao Minuto

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.