Acesso à Serra da Estrela passa a estar condicionado à saída da Covilhã devido à neve

0

serra da estrela neveO acesso à Serra da Estrela passou a estar condicionado à saída da Covilhã desde o final da manhã devido ao forte nevão que está a cair na montanha, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Só viaturas “com correntes ou tração integral” podem sair da cidade em direção às Penhas da Saúde, dado que a está a nevar com intensidade a partir dos 900 metros, sublinhou a mesma fonte.

Os restantes acessos já tinham sido cortados devido ao “forte nevão”, disse também à Lusa fonte do Centro de Limpeza de Neve, nos Piornos.

Pelas 02.30 da madrugada foram encerrados os troços no alto da Serra, entre Piornos, Torre e Lagoa Comprida e entre as 08.00 e as 09.00 fecharam os acessos a partir de Loriga, Sabugueiro e Manteigas.

Todos permanecem fechados, medida reforçada com o condicionamento de trânsito pela GNR à saída da Covilhã.

O Grupo de Montanha daquela força de segurança está ainda a acompanhar as movimentações de turistas hospedados na montanha e a prestar informação sobre o condicionamento das vias.

Até ao momento, a GNR registou apenas uma saída de estrada entre a Covilhã e as Penhas da Saúde, sem consequências, e que envolveu duas viaturas sem correntes que acabaram por deslizar na neve.

Para domingo, o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) prevê queda de neve acima dos 800 a 1000 metros, subindo temporariamente a cota para os 1.600 a 1.800 metros.

FONTE: DN

 

 

About author

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.