Abastecimento de água a Viseu – LBP garante ressarcimento aos bombeiros pela prestação

0

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) chegou a acordo com os Ministérios da Administração Interna e do Ambiente sobre a compensação a dar às associações e corpos de bombeiros pela operação de abastecimento de água a alguns municípios do distrito de Viseu. Essa compensação engloba motoristas e viaturas envolvidas nessa acção.

O acordo foi estabelecido após difíceis e complexas negociações da LBP com o Governo mas, segundo aquela, a negociação fica aquém do desejável, apenas pondo cobro à situação insustentável que as associações e corpos de bombeiros envolvidos estavam a viver.

Conforme referiu o presidente da LBP, comandante Jaime Marta Soares, o não ressarcimento das Associações Humanitárias e Corpos de Bombeiros pelo transporte de água estava a sufocá-las verdadeiramente, já que continuam confrontadas com despesas extraordinárias do combate aos incêndios florestais por receber na totalidade e com as dívidas do Ministério da Saúde pelo transporte de doentes, que soma largos milhares de euros.

Apesar de todos os constrangimentos com que se estão a debater, os Bombeiros Portugueses mantém-se fiéis à sua missão e renovam a disponibilidade que, seja em que circunstâncias forem, garantirão sempre no apoio e no socorro às populações.




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.