“A Terra Treme” às 11h05m

0

ANPC realiza exercício nacional para risco sísmico.

“A Terra Treme” dia 5 de Novembro, pelas 11h05. O exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico é organizado, anualmente, pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), em parceria com a Direcção-geral de Educação (DGE) e a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE). O exercício tem como objectivo capacitar os cidadãos para agirem em caso de sismo.
Segundo a ANPC, “ano após ano, este exercício tem registado um número crescente de participantes, o que demonstra a cada vez maior tomada de consciência das pessoas com a sua segurança e a necessidade de se autoprotegerem face aos perigos naturais”.
Saber o que fazer antes, durante e depois de um sismo, nomeadamente “conhecer as medidas preventivas e comportamentos de autoprotecção a adoptar é a finalidade desta jornada que propomos a todos os cidadãos”, indica a mesma fonte.
A acção tem a duração de um minuto, sendo que durante este momento todos os cidadãos, de forma individual ou colectiva – famílias, escolas, empresas, organizações públicas e privadas – devem, onde quer que estejam, executar os três gestos de autoprotecção – baixar, proteger e aguardar. Estes são considerados internacionalmente como a resposta mais adequada para nos protegermos no caso de sismo.
O exeercício coincide com o dia internacional de sensibilização para o risco de tsunamis, fenómeno muito associado aos sismos e cujo impacto sobre as zonas ribeirinhas pode ser enorme.
“Apesar do exercício ter expressão nacional, a ANPC, em articulação com a DGE e DGEstE, promove um evento principal na escola secundária Jorge Peixinho, no Montijo”. Além disso, por todo o país, os comandos distritais de operações de socorro da ANPC irão, em parceria com as comunidades locais, associações de bombeiros, serviços municipais de protecção civil, agentes de protecção civil e escolas, promover acções de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e medidas de autoprotecção, bem como dinamizar a realização do exercício.
No seguimento da iniciativa, a ANPC criou a página www.aterratreme.pt e a hashtag #aterratreme. Os interessados em participar podem também realizar a inscrição individual ou da instituição na página indicada.
No último ano, o exercício contou com a presença de 78.905 participantes de organismos públicos e empresas, 406.902 participantes da comunidade escolar e 22.353 participantes particulares.



Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).