A II Conferência Nacional de Comunicação foi um sucesso

0

12227563_10153708608486250_7778626406907050846_nO Quartel dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche recebeu no passado sábado, dia 14 de Novembro a II Conferência Nacional de Comunicação intitulada “Os agentes de Proteção Civil e Socorro”.

Na sessão de abertura esteve presente o presidente dos bombeiros voluntários de Alcabideche, a Liga de Bombeiros Portugueses, o Comandante do Centro Distrital de Operações e Socorro de Lisboa, a Direção Nacional de Bombeiros e o Presidente da Câmara de Cascais.

Durante a jornada, que contou com a participação de diversos oradores ligados à área da Proteção Civil e Bombeiros, ficou vincada a importância da comunicação interna e externa por forma a se tirar partido do que se tem e do que ainda se pode fazer nesta estrutura, promovendo a proximidade com as pessoas que são o público-alvo da ação destas instituições.

Temas como a responsabilidade de comunicação dos agentes de Proteção Civil, nomeadamente na transmissão da mensagem que envolve as diversas entidades, a capacidade de transmissão de confiança durante as ocorrências, a relação com os meios de comunicação social e a gestão da utilização das Redes Sociais enquanto canal de comunicação na web, impulsionaram o debate entre os participantes na Conferência.

Na discussão sobre «A visão dos Agentes de Proteção Civil» estiveram: a GNR, representada pelo Major Marco Cruz, chefe da Divisão de Comunicação e Relações Públicas; o INEM, na pessoa de Fernando Ricardo Morgado do Gabinete de Marketing e Comunicação; a Marinha Portuguesa, como o Comandante Paulo Vicente, chefe do Serviço de Comunicação, Informação e Relações Públicas.
O painel sobre a «Comunicação dos Corpos de Bombeiros» fez-se com os representantes dos Gabinetes de Comunicação dos Voluntários de Abrantes, Camarate e Óbidos.

Marcaram ainda presença, Rui Rama da Silva diretor do Jornal da Liga dos Bombeiros Portugueses, e o jornalista Valdemar Pinheiro do jornal Cascais 24, e David Monteiro, responsável pelo Gabinete de Comunicação da Universidade de Lisboa e autor do livro «Comunicação 2.0».

A conclusão principal deste encontro centra-se na afirmação de que o sucesso do socorro e da atividade dos agentes de proteção civil está cada vez mais dependente da política de comunicação praticada.

A II Conferência Nacional, organizada pelo Portal Bombeiros.pt, este ano, com colaboração do Gabinete de Comunicação dos Voluntários de Alcabideche, juntou mais de 50 pessoas no Auditório daquela corporação.

 




Sobre quem enviou a noticia

Mónica Costa

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e Mestre em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.