A II Conferência Nacional de Comunicação foi um sucesso

0

12227563_10153708608486250_7778626406907050846_nO Quartel dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche recebeu no passado sábado, dia 14 de Novembro a II Conferência Nacional de Comunicação intitulada “Os agentes de Proteção Civil e Socorro”.

Na sessão de abertura esteve presente o presidente dos bombeiros voluntários de Alcabideche, a Liga de Bombeiros Portugueses, o Comandante do Centro Distrital de Operações e Socorro de Lisboa, a Direção Nacional de Bombeiros e o Presidente da Câmara de Cascais.

Durante a jornada, que contou com a participação de diversos oradores ligados à área da Proteção Civil e Bombeiros, ficou vincada a importância da comunicação interna e externa por forma a se tirar partido do que se tem e do que ainda se pode fazer nesta estrutura, promovendo a proximidade com as pessoas que são o público-alvo da ação destas instituições.

Temas como a responsabilidade de comunicação dos agentes de Proteção Civil, nomeadamente na transmissão da mensagem que envolve as diversas entidades, a capacidade de transmissão de confiança durante as ocorrências, a relação com os meios de comunicação social e a gestão da utilização das Redes Sociais enquanto canal de comunicação na web, impulsionaram o debate entre os participantes na Conferência.

Na discussão sobre «A visão dos Agentes de Proteção Civil» estiveram: a GNR, representada pelo Major Marco Cruz, chefe da Divisão de Comunicação e Relações Públicas; o INEM, na pessoa de Fernando Ricardo Morgado do Gabinete de Marketing e Comunicação; a Marinha Portuguesa, como o Comandante Paulo Vicente, chefe do Serviço de Comunicação, Informação e Relações Públicas.
O painel sobre a «Comunicação dos Corpos de Bombeiros» fez-se com os representantes dos Gabinetes de Comunicação dos Voluntários de Abrantes, Camarate e Óbidos.

Marcaram ainda presença, Rui Rama da Silva diretor do Jornal da Liga dos Bombeiros Portugueses, e o jornalista Valdemar Pinheiro do jornal Cascais 24, e David Monteiro, responsável pelo Gabinete de Comunicação da Universidade de Lisboa e autor do livro «Comunicação 2.0».

A conclusão principal deste encontro centra-se na afirmação de que o sucesso do socorro e da atividade dos agentes de proteção civil está cada vez mais dependente da política de comunicação praticada.

A II Conferência Nacional, organizada pelo Portal Bombeiros.pt, este ano, com colaboração do Gabinete de Comunicação dos Voluntários de Alcabideche, juntou mais de 50 pessoas no Auditório daquela corporação.

 

About author

Mónica Costa

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e Mestre em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.