92º Aniversário da AHBV Aguda

0

Realizaram-se hoje as comemorações do 92º Aniversário dos Bombeiros da Aguda.

As comemorações inciaram-se pela manhã, com o tradicional Hastear das Bandeiras no quartel da Associação.

Na parte da tarde, com uma formatura bem composta e com brio dos elementos que fazem parte do Corpo de Bombeiros, fez-se a receção de personalidades e de convidados que fizeram questão de marcar presença em mais um aniversário da corporação Gaiense.

Das várias personalidades presentes, destacam-se o Secretário de Estado da Administração Interna – Dr.Jorge Gomes, Presidente da Liga de Bombeiros Portugueses – Comandante Jaime Marta Soares, Presidente da Direção Nacional de Bombeiros – Dr. Pedro Lopes, Presidente da C.M.Gaia – Dr. Eduardo Vítor Rodrigues. Marcaram também presença o Sr. Presidente da Federação de Bombeiros do Distrito do Porto, Comandante Distrital de Operações do Porto, bem como vários Presidentes e Comandantes de vários Corpos de Bombeiros.

Foram benzidas e inauguradas  duas novas Ambulâncias, uma Ambulância de Socorro e outra de Transporte de Doentes Não Urgentes.

Na sessão Solene evocativa do 92º Aniversário, foram condecorados vários elementos pelo tempo efectivo ao serviço Bombeiros Portugueses, com a Medalha de assiduidade da Liga dos Bombeiros Portugueses. Foram também condecorados os 5 bombeiros que no ano transacto (2016) atingiram o maior número de serviços de emergência.

Destaque para o Chefe Joaquim Pinho e ao Sub-Chefe António Silva pela passagem ao quadro de honra. Foram igualmente Louvados pelo Comandante pela entrega a causa dos bombeiros e por toda dedicação e pelo contributo de ambos aquele corpo de Bombeiros. O Comandante, que facilmente era perceptível o orgulho na atribuição de tais distinções, afirma que estes dois bombeiros são motivo de exemplo para todos.

Por vontade das filhas do Chefe Joaquim Pinho, foi apresentado um vídeo em forma de homenagem, um momento emocionante com muito simbolismo, pelos vastos anos e pelo seu contributo nos Bombeiros da Aguda.

Durante a Sessão Solene, o Sub-Chefe Henrique Silva assumiu funções de Adjunto de Comando.

O Bombeiros.pt marcou presença nas comemorações, agradecendo à Direção e ao Comando a forma como fomos recebidos.

 




Sobre quem enviou a noticia

Ângelo Santos

Ângelo Santos

E natural do Porto e criado em Gondomar, assume-se como um “tripeiro de gema” pela forte influência e proximidade à cidade do Porto. Nasceu praticamente no seio dos bombeiros derivado à presença de familiares nas fileiras, onde de perto acompanhou a sua evolução e ganhou gosto pela causa. Integra na atualidade o corpo de bombeiros de Valbom no Concelho de Gondomar, onde exerce funções de bombeiro de 2º, com vínculo profissional de Operador de Comunicações. Fez ainda parte do projeto bombeirosdeportugal.com.