80 Bombeiros em simulacro em Sta. Marinha do Zêzere

0

Um simulacro de um acidente com multivítimas juntou hoje, em Santa Marinha do Zêzere, concelho de Baião, 80 bombeiros e 25 viaturas, de oito corporações da zona administrativa cinco do distrito do Porto.

@copyright-Sandra Teixeira

@copyright-Sandra Teixeira

O alerta soou às 15:00 na variante à vila de Santa Marinha, para um acidente entre um autocarro escolar e um veículo ligeiro que teria provocado ferimentos em pelo menos 33 pessoas.
Ao local acorreram os Bombeiros de Santa Marinha do Zêzere que, dada a dimensão do acidente, contaram com o apoio das corporações vizinhas.

No simulacro estiveram presentes os Bombeiros de Amarante, Baião, Marco de Canaveses, Lixa, Felgueiras, Lousada e Vila Meã.
“O objetivo foi treinar os procedimentos e trabalhar em conjunto para que os homens se conheçam melhor, numa relação que pode ir para além do trabalho”, disse ao Tâmegasousa.pt Márcio Vil, comandante dos Bombeiros de Santa Marinha do Zêzere.
Com equipas especializadas em socorro, os bombeiros foram-se dividindo pelo cenário criado.
No local foi também criado um posto médico avançado.
No decorrer das operações, a organização criou novos cenários de socorro e foi despoletado um incêndio perto do autocarro acidentado.

O treino serviu para colocar em prática teorias apreendidas durante a formação dos bombeiros, quer ao nível de acidentes rodoviários, quer de incêndios florestais.
“A resposta por parte dos nossos homens foi o esperado e por isso estou muito satisfeito”, revelou ao Tâmegasousa.pt Mácio Vil, acrescentando: “os homens treinam muito para isto, têm muitas horas de formação e dedicam-se muito, sobretudo em regime voluntário”.

(Fonte: tamegasousa.pt)

About author

Ângelo Santos

Ângelo Santos

E natural do Porto e criado em Gondomar, assume-se como um “tripeiro de gema” pela forte influência e proximidade à cidade do Porto. Nasceu praticamente no seio dos bombeiros derivado à presença de familiares nas fileiras, onde de perto acompanhou a sua evolução e ganhou gosto pela causa. Integra na atualidade o corpo de bombeiros de Valbom no Concelho de Gondomar, onde exerce funções de bombeiro de 2º, com vínculo profissional de Operador de Comunicações. Fez ainda parte do projeto bombeirosdeportugal.com.