Bombeiros de Valongo e São Pedro da Cova organizaram 1ºSeminario

0

Durante o dia de hoje decorreu no Auditório Vallis Longus em Valongo, o 1º Seminário de Primeiros Socorros para Cães de Busca e Salvamento, organizado pelos Bombeiros de Valongo e de São Pedro da Cova, juntando cerca de 100 pessoas, oriundas de corpos de Bombeiros, Cruz Vermelha, associações de animais e civis interessados nesta temática.

IMG_0611Durante os trabalhos, foram emitidos vários conselhos uteis e práticos sobre primeiros socorros em animais, nomeadamente sobre cães de busca e salvamento, bem como animais de estimação.

Foram emitidos vários sinais e sintomas em emergências em animais, bem como a atuação perante esses casos.
Os palestrantes, apenderam também noções básicas de como fazer reanimação em cães que se encontrem em PCR (Paragem cardio respiratória), bem como a manobra de heimlich em caso de obstrução da via aérea.

Durante todo o seminário, a interação dos participantes com os palestrantes foi enorme, onde se criaram vários momentos de brainstorming entre todos, enriquecendo os trabalhos.

Foram entregues kit’s de oxigenioterapia aos corpos de Bombeiros organizadores, para serem colocados no veículo de combate a incêndios urbanos e industriais. Antes da entrega foi possível conhecer o funcionamento dos equipamentos, a percentagem de oxigénio a administrar.  Foram também anunciados os contactos e as várias formas de aquisição dos equipamentos para as entidades interessadas.

No encerramento das jornadas, Pedro Baptista afirma a existência dos únicos Kit’s de oxigenoterapia a nível nacional estão inseridos no Grande Porto, sendo os os Bombeiros de Matosinhos – Leça os pioneiros, seguindo agora os Bombeiros de Valongo, os Bombeiros de São Pedro da Cova.

IMG_0614IMG_0617




Sobre quem enviou a noticia

Ângelo Santos

Ângelo Santos

E natural do Porto e criado em Gondomar, assume-se como um “tripeiro de gema” pela forte influência e proximidade à cidade do Porto. Nasceu praticamente no seio dos bombeiros derivado à presença de familiares nas fileiras, onde de perto acompanhou a sua evolução e ganhou gosto pela causa. Integra na atualidade o corpo de bombeiros de Valbom no Concelho de Gondomar, onde exerce funções de bombeiro de 2º, com vínculo profissional de Operador de Comunicações. Fez ainda parte do projeto bombeirosdeportugal.com.