125 anos dos Bombeiros Flavienses

0
(Foto: AHBVF)

(Foto: AHBVF)

Foi no passado domingo, dia 27/04/2014, que os Bombeiros Flavienses celebraram 125 anos de existência.

Em comunicado publicado pela Direcção e lido pela redacção do Portal Bombeiros.pt, aquela congratulou-se com esta cerimónia, considerada histórica para a Associação. “O sucesso desta cerimónia é o reflexo de um ano de trabalho árduo realizado por todos aqueles que de forma voluntária, trabalharam com dedicação e afinco para que tudo corresse na perfeição, tal como se veio a verificar. Por este e por outros acontecimentos estamos todos de parabéns, Comando, Corpo Ativo e os Órgãos Administrativos, o que nos deixa bastante orgulhosos”, acrescentam os elementos da Direcção.

Entre os presentes esteve o Ministro Miguel Macedo, que presidiu à cerimónia e que concedeu àquela Associação a “Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, Grau Ouro e Distintivo Azul” (conforme o Despacho nº 5339/2014 de 8 de abril de 2014 e publicado em Diário da República, 2ª série-nº75-16 de abril de 2014). Nesta sessão assistiu-se também à atribuição de dois Crachás de Ouro, pela Liga dos Bombeiros Portugueses, pelos mais de 35 anos de assiduidade e bons serviços prestados, ao 2.º Comandante do Quadro de Honra, José Carlos dos Santos Nascimento, e ao Subchefe do Quadro de Honra, António Lopes Pereira Duarte.

Durante a cerimónia, foram ainda benzidas quatro viaturas: duas viaturas de combate a incêndios e duas de transporte de doentes, sendo uma delas resultado de um donativo efectuado pelo empresário Ernesto Pereira Machado.

O comunicado faz questão de salientar que as entidades representadas fizeram um “discurso notável” durante a sessão solene.

Após esta sessão mais formal, os Bombeiros Flavienses fizeram um desfile apeado pelo centro da cidade, “encabeçados pela fanfarra dos Bombeiros da Cruz Branca de Vila Real”.

As entidades presentes, destaca a Direcção, “receberam as devidas honras protocolares” e “posteriormente, souberam reconhecer o empenho e o profissionalismo que estes homens e mulheres demonstraram no decorrer de toda a cerimónia, fruto da disponibilidade e dedicação com que encaram a sua missão enquanto Bombeiros Voluntários.”

O Portal Bombeiros.pt deixa também uma saudação aos 125 anos dos Bombeiros Flavienses e a todos os homens e mulheres que honram a instituição com o seu esforço e disponibilidade, demonstrando dessa forma que a população pode estar confiante nos seus soldados da paz.

A mensagem final da Direcção merece, por isso, um lugar de destaque: “Os Bombeiros Flavienses pretendem deixar aqui uma mensagem de agradecimento a todos aqueles que, de alguma forma participaram e estiveram presentes nas “Comemorações do nosso 125º Aniversário”, e à População Flaviense em geral, porque acima de tudo, esta casa (instituição) existe simplesmente para vos servir, “Vida por Vida”, esta é a nossa máxima.”

 

Entra na página do Facebook do Portal Bombeiros.pt (https://www.facebook.com/www.Bombeiros.pt), faz “Gosto” e conhece em primeira mão todas as notícias sobre os Bombeiros Portugueses!

 

 




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).