1 de março – Dia da Proteção Civil

0

anpcTodos os anos assinala-se a 1 de março o Dia da Proteção Civil, efeméride instituída a nível mundial pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) e a nível nacional por despacho do Ministro da Administração Interna.

Este ano, o tema central das comemorações é a “Cultura de Prevenção para uma Sociedade mais Segura”.

A escolha do tema visa recordar-nos o papel estruturante que a abordagem centrada na cultura de prevenção tem na edificação de sociedades humanas mais seguras e preparadas para enfrentar os perigos de sempre, mas também os novos que resultam quer da ação do homem sobre o ecossistema global quer do progresso da ciência e tecnologia.

Qualquer nação ou sistema por mais bem estruturado, organizado, equipado e treinado que esteja em termos da sua componente assistencial de socorro e protecção à população defrontar-se-á sempre com dificuldades e desafios acrescidos para responder aos efeitos negativos provocados pelos acidentes graves e catástrofes dos dias de hoje.

Só a ênfase na vertente preventiva constitui fator diferenciador de longo prazo capaz de promover resultados positivos em termos da redução dos riscos e das vulnerabilidades a que estão sujeitas as sociedades modernas.

É por isso que as estruturas próprias da Autoridade Nacional de Proteção Civil e dos demais agentes que integram o sistema nacional de proteção civil irão mais uma vez comemorar por todo o país o Dia da Proteção Civil, promovendo exposições, ações de sensibilização e outras iniciativas que visam exortar e implicar os cidadãos e as comunidades a adotarem e aprofundarem a prática quotidiana e continuada de uma cultura de prevenção.

FONTE: ANPC

 

About author

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.