O conselho executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) reuniu hoje em Lisboa para proceder a uma análise do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR).
Nesse sentido, a LBP saúda os agentes da proteção civil em geral pelo desempenho nesse período e ressalta a qualidade, a competência e o profissionalismo demonstrados pelos bombeiros.
A LBP enaltece o papel especial dos bombeiros, enquanto principal agente da proteção civil, sempre disponíveis e actuantes ao longo de todo o ano para a prestação do socorro aos portugueses. No âmbito do DECIR, inclusive, a participação dos bombeiros é de 95%.
A LBP sublinha ainda que, desde o início do corrente, foram registadas 8.869 ignições em Portugal combatidas pelos bombeiros e, a partir do DECIR, com o apoio dos restantes agentes da proteção civil. Contudo, mais de metade dessas ignições, 56%, ocorreram até Maio, antes da entrada em vigor do DECIR, ou seja, tendo cabido apenas aos bombeiros o seu combate.
Assim, a LBP faz uma avaliação muito positiva do papel dos bombeiros, quer antes, quer no âmbito do DECIR, saudando todas as mulheres e homens bombeiros que mais uma vez se disponibilizam para prevenir e socorrer os portugueses e o seu património.
In LBP