(Com video) Realidade aumentada – Toda a informação numa máscara.

0

bombeirosUma empresa de Chicago, nos Estados Unidos, está a desenvolver uma nova tecnologia para ajudar os bombeiros no combate a incêndios.

A realidade aumentada é a sobreposição de imagens reais com imagens virtuais geradas por um micro computador.

O uso desta tecnologia (em alguns casos já utilizada em vídeos jogos) promete ser uma ferramenta que permitirá ajudar a melhorar a segurança dos bombeiros no combate a incêndios, diz a empresa pioneira do projecto.

No entanto, segundo o relato de alguns bombeiros de Chicago, esta tecnologia: “…é como passar de zero a cem quilómetros/hora em poucos segundos”.

Segundo estes bombeiros: “…em contexto real há sempre muita conversa, muita comunicação e muita gritaria”, mencionando ainda que “esta tecnologia permite-nos ter uma visão global da ocorrência o que pode evitar certos disfuncionamentos e excesso de comunicações, ao mesmo tempo que, nos pode ajudar na evacuação das vítimas e a melhorar a nossa segurança”

Esta tecnologia permite aos bombeiros ter acesso às plantas dos edifícios, a possibilidade de obter imagens térmicas, comunicar e saber a todo o instante onde se encontram os bombeiros dentro dos edifícios.

Todas estas informações estão compactas na máscara de ar comprimido e pode custar cerca de 5.000 mil dólares por cada equipamento.


 

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.