Presidente francês defende Protecção Civil europeia

0

O Presidente francês, Emmanuel Macron, apresentou ontem (dia 26) em Paris um conjunto de propostas a serem aplicadas na União Europeia.

Para além de medidas ao nível tributário e judicial (Macron defendeu a necessidade de criar um fundo tributário colectivo e propôs um sistema fiscal europeu convergente),  o Presidente francês, que falava na Universidade da Sorbonne, deu a conhecer a sua visão ao nível militar e de Protecção Civil para a União Europeia.

Macron disse que a Europa precisa de um exército e de uma Protecção Civil comuns. Segundo ele, “Em matéria de defesa, o nosso objectivo deverá ser a capacidade de acção autónoma da Europa, em complemento da NATO. A base desta autonomia já está a ser criada, com os progressos históricos que aconteceram nos últimos meses. Em Junho passado, definimos a base desta Europa da defesa. Esperamos que seja possível criar também uma Europa da Protecção Civil, que reúna os nossos meios de intervenção e socorro e que permita responder a catástrofes cada vez menos naturais, dos incêndios aos furacões, das inundações aos sismos”.

Através do Twitter, Jean-Claude Juncker, Presidente da Comissão Europeia, disse que o discurso de Macron foi “muito europeu”, elogiando a coragem do chefe de Estado francês.

About author

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011.
A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).