Mau tempo frustra resgate aéreo em navio preso no gelo da Antártida

0

ng2956798A bordo do navio, a boa disposição parece manter-se apesar das várias tentativas frustradas de resgate. Os membros da missão científica tiveram inclusive tempo para desejar um bom ano a todos.

O mau tempo frustrou o resgate aéreo das 74 pessoas que se encontram a bordo do Akademik Shokalskiy, navio russo preso no gelo da Antártida desde o passado dia 24.

Segundo a estação de televisão ABC, as condições meteorológicas não permitiram, até ao momento, o envio de um helicóptero, a partir do navio quebra-gelo chinês «Ice Dragon», para que se pudesse dar início à evacuação do barco russo.

O helicóptero terá agora de esperar por uma melhoria nas condições meteorológicas para que possa fazer uma nova tentativa de resgate, adianta a ABC.

A Autoridade de Segurança Marítima Australiana, que coordena as operações, indicou entretanto que não há planos imediatos para o transporte aéreo das pessoas a bordo do navio russo. As previsões meteorológicas apontam para uma melhoria do tempo apenas na quarta-feira.

A bordo, a tripulação e restantes membros da missão científica parecem manter a boa disposição e tiveram tempo, inclusive, para enviar uma animada mensagem de Feliz Ano Novo para a família e para o mundo.

O Akademik Shokalskiy encontra-se preso no gelo a aproximadamente 2.778 quilómetros a sul da cidade australiana de Hobart e perto da base francesa Dumont d’Urville.

O navio realizava uma viagem que combina uma missão científica com a comemoração da expedição à Antártida levada a cabo, há um século, por Douglas Mawson.

FONTE: TSF

 

About author

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.