Marinha italiana já socorreu 1.900 migrantes em 3 dias

0
Imagem de AFP

Imagem de AFP

Mais de 1.900 pessoas tiveram de ser socorridas nos últimos três dias pela Marinha italiana quando tentavam passar do norte de África para a costa italiana através do canal da Sicília, divulgou aquela entidade.

Desde o início do ano, a Itália socorreu mais de 101 mil migrantes, dos quais cerca de 65 mil foram resgatados pela Marinha, detalhou hoje fonte da armada italiana à agência noticiosa espanhola Efe.

De acordo com a mesma fonte, desde o arranque da operação “Mare Nostrum”, 109 mil migrantes precisaram de ajuda por parte das autoridades italianas.

O dispositivo de salvamento “Mare Nostrum” foi aprovado em outubro último, depois de 366 pessoas terem perdido a vida na sequência do naufrágio da embarcação em que seguiam a poucas milhas da ilha de Lampedusa.

O ministro italiano do Interior, Angelino Alfano, pediu ajuda por diversas ocasiões à União Europeia (UE) para acolher os milhares de migrantes que diariamente alcançam as costas do país.

“A responsabilidade da fronteira do mar Mediterrâneo deve ser europeia. Os migrantes não querem vir para a Itália, mas para a Europa, portanto, é a UE que lhes deve prestar ajuda”, frisou na passada sexta-feira.

FONTE: DN




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.