Mais de 200 trabalhadores ilegais presos numa mina perto de Joanesburgo

0

ng3043368As autoridades estão em contacto com um grupo de cerca de 30 mineiros que estão presos numa mina perto de Joanesburgo. Estes mineiros, que estão mais perto da superfície, disseram que outros 200 trabalhadores estão presos a vários metros de profundidade.

O porta-voz dos serviços de emergência, Werner Vermaak, adiantou ainda à agência Reuters que se trata de uma mina abandonada e que foi deslocado equipamento pesado para tentar libertar os mineiros.

O alerta foi dado por um polícia local que ouviu os gritos dos mineiros.

A mina pertence a uma empresa chinesa, Gold One, que tem os direitos de prospeção, mas estava ao abandono. Um representante da empresa disse à Reuters que os mineiros ilegais escavaram um túnel paralelo ao sistema de ventilação que colapsou.

As equipas de emergência conseguiram, entretanto, resgatar pelo menos quatro dos 30 mineiros que estavam mais próximos da superfície.

A exploração mineira ilegal é uma prática comum na África do Sul. Muitas pessoas escavam em locais abandonados para vender o que encontram e vivem muitas vezes debaixo do chão, em condições precárias. Os acidentes são recorrentes e há lutas entre grupos rivais.

FONTE: Cláudia Arsénio com Reuters

 

About author

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.