Itália: Etna surpreende vulcanólogos

0

O vulcão Etna está em erupção desde 26 de outubro. Esta semana, porém, surpreendeu os vulcanólogos: libertou um anel de fumo. Segundo o vulcanólogo Tom Pfeiffer, que fotografou o momento, o círculo perfeito tem 100 metros de diâmetro.

Os círculos são chamados normalmente de ‘anéis vórtex’ ou simplesmente ‘anéis de fumo’.

O Etna já tem um interessante historial neste tipo de fenómenos, havendo relatos deste tipo de comportamento desde a década de 70, mas ninguém sabe bem como são produzidos. Pfeiffer suspeita que os anéis são formados quando as erupções mudam o formato das fendas vulcânicas.

Normalmente, quando ocorre, o vulcão solta só um anel, mas o Etna libertou dezenas (ou centenas, sugere Pfeiffer) em algumas horas de atividade.

 

 

(Artigo elaborado a partir de: Galileu)

About author

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).